Estou lendo...


Depois de um tempo sem escrever por aqui, estou de volta. Estive muito envolvido com os estudos do primeiro ano do fundamental e com muitas brncadeiras também. Neste tempo que estive fora, aprendi a andar de bicicleta sem rodinhas, aprendi a mergulhar e passei de ano com honras e mérito (Lê-se: só tirei nota boa). Agora, apesar da dedicação para manter a peteca no alto no segundo ano do fundamental, resolvi retomar com o blog e de cara já vou indicar um livro muito maneiro: Leo, o todo poderoso capitão astronauta de Leox, a cidade espacial, da ilustradora Mariana Massarani (que inclusive já visitou este blog e deixou uma carinha feliz bem na postagem Amizade - da página principal), Editora Manati.  

Amanhã devo fazer um pequeno resumo do livro e contar para meus colegas de sala. Vai ser fácil. Gostei muito da história e da ilustração também. Acho que vocês também irão gostar.

_____________________________



A dica de leitura de hoje é para pessoas travadas... Você conhece alguma pessoa assim?

Pois então, o livro Travadinhas da autora Eva Furnari vai destravar qualquer língua enrolada ou pessoa travada. Quer você só? Diga aí: O bode bota a pata no pote da paca. E agora bem rapidinho: O monstro branco tem tromba preta e o monstro preto tem tromba branca. 

Para saber mais sobre as coleções de livros da biblioteca da Eva Furnari, visite: www.bibliotecaevafurnari.com.br

______________________________



Recebemos esta semana - da iniciativa Itaú Criança - os três livros de literatura de 2012. São eles: Poesia na Varanda, texto de Sonia Junqueira e ilustração de Flávio Fargas - editora Autêntica; O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado, texto de Don e Audrey Wood, ilustração de Don Wood, editora Brinque-Book; e Lino, de André Neves, pela editora Callis.


É muito legal receber os livros pelo correio... Vou ler todos os três e depois organizar uma roda de leitura com meus amigos e depois para as crianças numa pracinha aqui perto de casa. Vamos pendurar os livros em árvores e depois sentar na sombra para ler.

Para quem quiser requisitar os livros ao Itaú Criança aqui vai o link - Leia para uma criança

______________________________

Vivo perguntando para as pessoas; "Essa história é verdadeira?", "Isso aí existe mesmo, de verdade?". Gosto das histórias sobre pessoas e coisas que existem ou existiram de verdade. Claro, também gosto das histórias inventadas. E as duas coisas juntas, então, nem se fala. O Vaporzinho é um livro assim, inspirado nos navios a vapor da Companhia de Navegação Baiana, que navegavam - de verdade - pela Baía de Todos-os-Santos. Adorei o livro e mais ainda conhecer o autor, Enéas Guerra, que além de autografar meu livro, contou que fez as ilustrações do Vaporzinho em aquarela há muuuitos anos, mas agora trabalha ilustrando com a tecnologia do computador.

Fiquei fascinado... Justo eu que adoro desenhar conheci o autor de um livro que me contou - ao vivo - como é que ele próprio ilustra seus livros. Indico aos amigos o livro O Vaporzinho, de Éneas Guerra, Solisluna Editora.

______________________________


Mamãe bela, mamãe fera... este livro li ainda no ano passado, quando estava no Infantil V. Foi bom pois me ajudou a entender que mesmo quando a mamãe está brava, fica uma fera por algum motivo, ela ainda me ama muito.

Mamãe tem mesmo muitos jeitos! Às vezes fica boazinha, às vezes 
fica tão mandona que parece uma dragona. Como é difícil entendê-la! O humor 
da mamãe sempre muda, mas, com amor e carinho, ela ensina, zela e protege 
todos nós. Mamãe bela, mamãe fera é um livro de versos dedicados aos 
pequenos leitores para mostrar a importância dessa figura tão importante para a família. Autora: Marta Lagarta. Editora Prumo.

______________________________

A Galinha Xadrez, de Rogério Trezza.

Era uma vez uma galinha xadrez.” Assim começa o primeiro livro de Rogério Trezza, publicado em 1996. A estória da galinha e seus três amigos que, vamos dizer assim, são meio preguiçosos, vai surpreender você no final. Adaptação livre do conto popular A Galinha Ruiva, A Galinha Xadrez é um livro que fala de cooperação e amizade.

E quem disse que quem nunca ajuda pode passar - um dia - a ajudar?
Editora Brinque-Book.

______________________________




Ganhei de presente o livro Quem soltou o pum? e dei muitas risadas. Valeu, mãe!

A história é simples, mas a sacada é das boas.

É um tal de não conseguir segurar o Pum, que é barulhento e atrapalha os adultos... que dizem que o Pum molhado, em dia de chuva, fica mais fedido ainda. Pobre Pum.
Mas não tem jeito, o Pum é assim mesmo: simplesmente ninguém consegue evitar que ele escape e cause certos inconvenientes.
Quem soltou o pum?, de Brandina Franco e José Carlos Lollo.
Editora: Companhia das Letrinhas.

______________________________
O que você faria se lhe dessem uma semente e ela nunca germinasse? Contaria que a semente nunca brotou ou plantaria uma flor no lugar só para fingir que a semente germinou? Contaria a verdade ou inventaria uma mentira só para impressionar?

Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping, que adorava flores. Tudo o que ele plantava florescia. O Imperador também adorava flores. Quando chegou o momento de escolher um herdeiro, ele deu uma semente de flor para cada criança do reino, dizendo - 'Quem provar que fez o melhor possível dentro de um ano, será meu sucessor!'. Ping plantou sua semente e cuidou dela dia após dia. Mas os meses se passaram e a semente não brotou. Quando chegou a primavera, Ping apresentou-se ao Imperador...

A arte primorosa e a bela simplicidade do texto de Demi mostram como o fracasso constrangedor de Ping se transformou em triunfo, nesta fábula sobre a honestidade recompensada.

O pote vazio, leitura da melhor qualidade para crianças e adultos.
Autor: Demi.
Editora Martins Fontes.
______________________________

O amor do Pequeno Príncipe: cartas a uma desconhecida.
O livro traz aquarelas inéditas, revelando o pequeno príncipe apaixonado.
Da editora Nova Fronteira.





PS. Ainda não li, mas fiquei surpreso em descobrir que o Pequeno Príncipe estava apaixonado...

______________________________
Raposa é uma fábula moderna, que fala sobre o amor, a amizade, o ciúme e a traição. As ilustrações são magia pura. Cão e Gralha são amigos por escolha e por necessidade. Cão é cego de um olho e Gralha não pode mais voar. Cão torna suas as asas de Gralha, e ela os olhos de Cão, ao correrem pelas moitas e pelos galhos secos da caatinga. Estão felizes e em paz. Até que Raposa aparece...

Esse livro é a contribuição de meu amigo, Tarso, para a biblioteca circulante da minha escola. Gostei bastante! Ficou curioso?

A autora é Margaret Wild. Ilustrações de Ron Brooks. Editora Brinque-Book.

______________________________



Quando eu era menor chamava a livraria de biblioteca. Adorava carregar minha mãe para dentro das livrarias e lá - mesmo tantas vezes a contragosto dos atendentes - folheávamos vários livros, líamos, às vezes comprávamos, outras não. Mas sempre era uma passeio e tanto para mim. E continua sendo um passeio e tanto.

Outro dia, entramos na 'biblioteca' e quando vi o livro O pequeno príncipe fiquei pra lá de curioso para saber o que tinha dentro, qual era a história. Mas o livro estava embalado em plástico para que ninguém abrisse. Resultado: papai comprou e depois ligou para a vovó para saber se ela queria presentear o netinho aqui com este clássico da literatura.

O livro é incrível. As aquarelas do autor me deram muita inspiração para desenhar. Confesso que não entendi algumas palavras do livro, perguntei para minha mãe várias vezes, tipo o pequeno princípe, e não sosseguei enquanto ela não leu todos os capitulos.

Resultado: vovó entrou para a história por ter sido a pessoa que me presenteou com o livro O pequeno príncipe (versão pop-up), de Antoine de Saint-Exupéry. Da editora Agir.

______________________________

Tem coisa melhor do que ir à livraria e, depois de folhear alguns livros, escolher aquele que você mais gostou e levá-lo para casa para mais tarde... depois do banho, já de pijama quentinho, ler a história todinha com a mamãe ou o papai?

Foi o que aconteceu no dia em que vi o livro O paradeiro do padeiro na estante da minha livraria favorita - onde, apesar da atendente não ser lá muito simpática, eu adoro ficar um tempão só mexendo nos livros, olhando, olhando e quem sabe até lendo alguma coisa.

Quando vi a capa desse livro já sabia que ia querer ler e reler.
As ilustrações são feitas com massa de modelar e chamaram a minha atenção logo de cara. A história guarda uma surpresa no final. Muito bom! Recomendo 100%.

O autor é o Marco Miranda e as ilustrações são de Suzete Armani. Editora Elementar.

______________________________

Moncho era uma menino que, assim como eu, adorava desenhar. Desde pequeno já vivia com lápis e papel na mão. Desenhava tudo e em tudo, na mesa, na parede, na toalha, na geladeira. Certo dia, ganhou uma aquarela em seu aniversário e adivinhem... desenhou e pintou tanto que até adormeceu. Ao acordar descobriu uma mancha no papel e também um talento. Mas antes disso ficou muito intrigado com a tal mancha. Seria ela um gato, um pato, um carro, um barco?

Só lendo para descobrir. Eu aqui não me canso de ler.
Moncho e a Mancha, livro do espanhol, Kiko da Silva, publicado pela editora Callis.


______________________________

Quem sabe quantos tentáculos tem o polvo?
Se você disse que tem 8, acertou!
O livro O polvo animado conta a história de um polvo que adorava usar seus tentáculos para fazer cócegas... Escrito por Ruth Galloway. Editora Ciranda Cultural.


PS. Eu gosto de fazer cócegas nos amigos, mas nem sempre eles gostam...

______________________________

 

Meu primeiro livro em quadrinhos foi Maluquinho por Bichos, do Ziraldo. Eu tinha pouco mais de um ano quando fomos a minha primeira Bienal do Livro. Minha mãe quando viu o Ziraldo entrou logo na fila e achou que eu ia gostar de ler sobre o menino maluquinho e sobre os bichos dos quadrinhos. Resultado: meu primeiro livro autografado e agora, com 5 anos, devo confessar que estou curtindo muito as historinhas. 

Olha que legal! Nem preciso falar que leio e guardo com o maior cuidado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário