quarta-feira, 27 de julho de 2011

Homem à mesa

Tenho observado a mesa, em especial a mesa de jantar. Tenho observado o jantar, em especial a hora do jantar. O que acontece, como as pessoas agem, o que fazem, porquê fazem. Isso tudo me fascina. Aquela mesa arrumada, as pessoas à volta, sentadas. Filhos, pais, netos, avós, amigos, todos ganham um certo pé de igualdade quando sentados à mesa - especialmente se ela for redonda. Quanta coisa se pode fazer, quanta conversa, quanto tempo passamos em volta da mesa. E é um tempo bem gasto, como diz a mamãe, quando se sabe fazer bom uso da tal mesa. Ela pode servir para reunir, agrupar, aproximar, apresentar...

Um dia, ainda pretendo sentar e aproveitar cada refeição, usando os talheres, o copo, o guardanapo, tudo direitinho como manda o figurino. Farei como meu bisavô, sem pressa, com jeito, da entrada à sobremesa e quem sabe encerrando com um cafezinho, sem nunca esquecer de um bom papo.

Por enquanto, ainda com pressa, só nos resta é muita conversa.

- Menino, coma tudo. Use a colher direito. Vai derrubar do prato. Preste atenção. Na mesa não é lugar de brincadeira. Pare de enrolar e coma antes que esfrie. Vai, filho, com suas próprias mãos.

Ufa, um dia vou comer feito gente grande, mas gente grande, grande mesmo. Feito gente que sabe aproveitar um bom momento à mesa. Ainda vou aprender... você vai ver.

2 comentários:

  1. Amei esse texto!...Ri muito de mim mesma, me observando a mesa com meus filhos. Traduziu muitas famílias por aí...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela mensagem, Cristiane. O texto reflete bem o que acontece aqui em casa... a gente faz um esforço grande para que aprendam a comer sozinhos, com garfo e faca e tal... rola até um estresse às vezes, mas no final dá tudo certo e aí só fica a lembrança (e muitas risadas).

    ResponderExcluir